terça-feira, 11 de setembro de 2012

"A melhor coisa que aconteceu. E é tutto vero, viu!" - Depoimento de Matheus Piccoli

Depoimento de Matheus Piccoli, nosso primeiro diretor, do documentário Gigante de Ferro. Hoje é aluno do Curso de Realização Audiovisual na Unisinos. No ano passado participou novamente do Curso de Documentários È Tutto Vero.


"Apesar de minha primeira experiência ter sido com TV, ainda em Farroupilha, foi no curso da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves que pude sentir as verdadeiras dificuldades e prazeres de produzir um audiovisual. No É Tutto Vero!, tive a oportunidade de dirigir o documentário de curta-metragem intitulado "Gigante de Ferro - A Ferrovia do Trigo" - guiado pelos mestres Felipe Gue e Boca Migotto -, divisor de águas para a decisão que tomei logo em seguida: ingressar no Curso de Realização Audiovisual, da Unisinos. Em Bento, fiz amizades, (re)descobri a região e, principalmente, a cultura da Serra Gaúcha. Conheci e construí personagens, previstos e imprevistos no roteiro, dos quais nunca vou me esquecer. O ‘Gigante’ me deu muito mais que um portfólio, me rendeu um crescimento pessoal e profissional fundamental para o que quer que eu fosse fazer, mesmo que não tivesse uma relação direta com o audiovisual. De fato, as pinceladas teóricas, concretizadas pelo exercício prático, me motivaram a fazer o curso pela segunda vez. E este é um dos diferenciais: ele não se repete. Posso garantir que cada aula, cada colega, cada história é única. A estrutura pode ser a mesma, mas toda vez que penso no curso, sinto que as possibilidades são tantas quanto as de quando se encontra um dos entrevistados pela primeira vez - e mais ainda depois que começamos a conversar! Confesso o desejo de participar da terceira (e talvez eu faça mesmo), mas por enquanto me contento em escrever sobre a melhor coisa que já me aconteceu até agora. E é tutto vero, viu!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário